Samarco anuncia fim da distribuição de água em Governador Valadares

Postado em19/01/2016 Noticías
A Samarco anunciou que esta será a última semana de distribuição de água mineral para a população de Governador Valadares, sendo encerrada na sexta-feira (22). Segundo a empresa, a decisão foi tomada após laudo da Justiça Federal indicar a potabilidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). 
 
A Samarco vinha distribuindo água à população desde novembro de 2015, quando uma liminar judicial obrigou a empresa fornecer 800 mil litros de água por dia. A captação de água teve que ser interrompida depois que a lama dos reservatórios atingiu o Rio Doce.
 
De acordo com dados fornecidos pela mineradora, foram distribuídos na cidade mais de 74 milhões de litros de água potável e 30 milhões de litros de água mineral.
A Samarco afirma que passados os primeiros momentos de ações emergenciais, os esforços serão dedicados para atender outras necessidades do município. 
"Para tanto, a Samarco aprovou a construção de um túnel para otimizar o abastecimento na região do Penha e, em parceria com um grupo de engenharia, está sendo estudada a melhor fonte alternativa para a captação de água", informa o comunidado.
 
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Governador Valadares, que informou que a obra citada pela empresa está em andamento e já havia sido iniciada pelo município, mas não foram dadas mais informações relativas à construção do tunel (G1 Vales).
 
À 104 FM, a Samarco informou que a distribuição acontece até sexta-feira, porém não irá disponibilizar a lista com os locais de distribuição. Os moradores deverão procurar o líder de seu bairro para conhecer os pontos.
Subir